Como lidar com a ansiedade...

Resultado de imagem para ansiedade
Há uns meses atrás escrevi uma série de posts sobre depressão, hoje trago-vos um post sobre como lido com os meus problemas de ansiedade que ainda existem e eu tento controlá-los sem recorrer à medicação.
Eu só faço isto desde que deixei de tomar a medicação, o tratamento medicamentoso de 3 meses ajudou-me muito a superar a depressão, no entanto, também tive de ter muita força de vontade e saber como disciplinar o meu pensamento e a forma como encaro a vida, os outros e a mim mesma.
A ansiedade é quando ficamos demasiado preocupados ou com medo de algo ou alguém. Esse medo torna-se descontrolado e provoca sintomas no corpo como a contração muscular, aceleramento do batimento cardíaco, choro incontrolável, não conseguir falar, tremer, dores de cabeça, cansaço, stress, entre outros sintomas.
No fim do ataque de ansiedade aparece o cansaço e as dores no corpo que podem dificultar alguns movimentos.
Para controlar a ansiedade pode-se tomar alguns comprimidos com autorização médica e tentar se acalmar.
Eu irei falar de algumas formas de controlar a ansiedade sem recorrer a medicação:

1- Descobrir qual é a razão de surgir a ansiedade e tentar pará-lo no seu início: 
Toda a ansiedade ocorre por uma razão desconhecida ou situação que a desponta, faz-nos pensar demasiado tempo em algo e nem sempre é a razão que nos faz ficar ansiosos, mas sim pensamentos de futuro  de consequências. Deves procurar a razão que te pôs ansioso e tentar travar os pensamentos abruptos que advém dessa razão. Para se tentar acalmar e pensar em coisas menos negativas ou consequências possíveis que te deixaram mais ansiosa. É preferível que procures a razão e a resolvas sem "criar" mais pensamentos consequentes daquilo que te deixou ansioso.

2- Arranjar momentos do dia para si:

Durante o dia temos muitos afazeres e nem sempre o tempo que temos nos deixa um tempinho para nós mesmos. Esse momento para nós mesmos durante o dia ou durante a semana é necessário para fazermos aquilo que mais gostamos e assim relaxar um pouco. Organiza o teu dia ou a tua semana de forma a reservares umas horas para ti, onde farás aquilo que quiseres e que mais gostares!
Esse tempo é importante para equilibrares o teu interior e reduzir a ansiedade.

3- Rotinas de relaxamento no final do dia: 
No final de um dia de trabalho nós temos de arranjar pequenos gestos que nos ajudem a relaxar para conseguirmos dormir bem (pessoas ansiosas têm dificuldade em dormir).
Um banho quente com um gel de banho de lavanda ajuda o corpo a relaxar e pode ser o primeiro passo para uma noite de sono recuperado. Cremes corporais e massagem também ajudam além de hidratar a pele. Vestir um pijama quentinho e meias que ajuda a equilibrar a temperatura do corpo durante o sono e a dormir melhor, beber um copo de leite com uma colher de café de mel. Uma hora antes de dormir desliga todos os aparelhos tecnológicos e desconecta-te das redes sociais, com a necessidade de estar online a todo o momento o cérebro não descansa se as redes sociais estiverem ativas, pois haverá sempre a preocupação de ir ver se tenho mensagem ou as novidades dos posts dos outros. Desligar-se dos ecrãs uma hora antes de dormir ajuda o cérebro a saber que são horas de descansar e as luzes dos mesmos prejudicam os olhos que precisam do escuro para fecharem. Troca o telemóvel ou o computador antes de ir dormir por um livro, o livro ajuda em vários aspetos como a melhoria do imaginário da pessoa e do vocabulário e ajuda a acalmar os pensamentos que se concentram na história que estão a ler e não em preocupações alheias.
Este tipo de rotina cria um hábito que te ajudará a acalmar e a recuperar as horas de sono que quando estás ansiosa não consegues dormir bem. Deita-te a horas também é importante para o teu equilíbrio mental e da ansiedade.


4- O poder da música e da criatividade: 
Algumas pessoas usam a música como forma de acalma-se ou a criatividade, também se aplica o desporto neste caso. São algumas das formas de afastar os pensamentos da nossa cabeça, reduzir o stress e ter um momento nosso. Por isso põe a tua música favorita e dança...


5- Velas e cheiros que acalmam:
Ouvi dizer que acender uma vela dá ambiente ao local e parece algo bom e especial de alguma forma. Algumas velas deitam cheiro que ajuda a fazer uma espécie de aroma terapia para relaxar o corpo e a mente.

6- Encarar a vida de outra forma: 
Às vezes, a forma como encaramos a vida é uma razão para despoletar a ansiedade, pois vemos tudo demasiado negativo. Podemo-nos achar inferiores aos outros por vários motivos e isso pode subir a ansiedade que vive descontrolada dentro de nós, temos que olhar para nós mesmos e reconhecer que somos assim mesmo e especiais e únicos por sermos assim. Todas as pessoas têm qualidades e defeitos, o que torna todos imperfeitos. A imperfeição de cada um é aquilo que nos torna únicos, temos de pensar que nós somos como os outros e aceitar a nossa forma de ser. Isto leva o seu tempo para te descobrires a ti mesmo.


7- Organizar o espaço ao teu redor: 
Um espaço desorganizado gera ansiedade porque nos sentimos perdidos no meio daquela confusão. Devemos manter o nosso redor arrumado e organizado, já que arrumar relaxa também. Assim, não nos sentimos perdidos e sabemos onde temos tudo o que precisamos.

8- Menos trabalho e mais viver :
O trabalho é aquilo que nos absorve e nos tira quase todo o nosso tempo, o mesmo gera stress e ansiedade. Tenta organizar o teu trabalho de forma a que se consiga cumprir um mínimo de tarefas por dia e deixar algum tempo para viver e criar novas experiências. O mais importante na vida é criar momentos com quem gostamos. A vida não é só trabalho.

9- Menos é mais: 
O excesso de coisas que temos ao nosso redor pode gerar o desejo de termos sempre mais e mais. Viver com menos e com aquilo que para nós é importante além de nos deixar mais leves e livres ajuda a termos o espaço arrumado. Vê o meu post sobre minimalismo.


10 - Escreve os teus objetivos e vai cumprí-los:
Por fim, a ansiedade com o futuro pode levá-nos à loucura. Escrever os objetivos de vida quer pessoais, quer profissionais com pequenos passos para irem cumprindo aos poucos. Assim, terás uma noção daquilo que já fizeste para realizares os teus sonhos, guarda-os na tua agenda para os levares sempre contigo!

Espero que tenham gostado!

0 comentários:

Enviar um comentário